quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Literatura Infantil - MULI

Este trabalho faz parte do projeto "Autor na Escola", desenvolvido na E. M. E. F. Vereador Marcial Pisoni.
Abaixo segue a parte que coube ao 4º ano A, do turno da  manhã a ser realizado nas aulas de ARTES.

• Categoria: literatura infantil

Título: Muli
Autor: Antonio Flávio Teixeira
Editora: Maneco

• Público alvo: 4° ano – turma A – manhã

• Objetivo geral:

Criar as personagens e cenário para a história do livro a ser apresentada no dia do “Encontro com o autor na Escola”.

• Área do conhecimento envolvida: artes (pluralidade cultural).

• Tópicos do conhecimento:

- Identidade;
- Cooperação;
- Observação;
- Respeito;
- Expressão;
- Motricidade;
- Oralidade;
- Envolvimento;
- Criatividade.

• Objetivos específicos:

- Trabalhar em grupo;
- Perceber-se como parte integrante do mundo (melhorar a auto estima);
- Respeitar e aceitar as pessoas como são;
- Confeccionar as personagens e o cenário para ser apresentado ao autor.

• Etapas:

- Ler o livro;
- Socializar a história, questionando o que perceberam, coletando as falas significativas;
- Construir o tatu (Muli) e o porco espinho (Pi), usando bolas de isopor, palitos de sorvete e técnica de papietagem com papel crepom;
- Construir a tartaruga (Dona Tatatucha) com papel e garrafa pet;
- Construir a coruja (Catu) e a águia (Delta) com a técnica de mosaico de bolinha com papel crepom;
- Construir o cenário com papéis diversos e papelão;
- Expor tudo o que foi feito no dia do “Encontro com o autor”.

OBS.: as atividades acima serão realizadas em grupo.

• Recursos:

- Livro;
- Papel crepom;
- Papel dobradura;
- Garrafa pet pequena;
- Bolas de isopor;
- Palitos de dente;
- Fita crepe;
- Papelão;
- Folha de desenho;
- Olhos de boneca;
- Têmpera, pincel...;
- Material básico (lápis, borracha, cola, tesoura, canetinhas, etc).

• Avaliação:

- Será feita através do envolvimento e da participação dos alunos e da criação das personagens e do cenário e da apresentação ao autor (em outubro).


PROJETO na íntegra, realizado pelo coletivo de professores e sistematizado pela Coordenadora Pedagógica da E.M.E.F.Vereador Marcial Pisoni, professora Cilene Corso.

PROJETO DE LEITURA


LIVRO: MULI, O TATU VOADOR.

AUTOR: ANTONIO FLÁVIO TEIXEIRA.

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil, 1º ano A, 2º ano A, 3º ano A e B, 4º ano A e B e turma 41.

PERÍODO: agosto a outubro de 2009.
JUSTIFICATIVA: O projeto de leitura com o livro, se justifica pela importância da leitura e escrita, sendo que elas estão diretamente ligadas com o desejo de descobrir o mundo e fazer parte dele como agente transformador. Justifica-se também pela relevância da leitura no processo educativo.
OBJETIVO GERAL: O projeto tem por objetivo geral incentivar e valorizar a leitura com valioso instrumento pedagógico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.Promover a leitura compreensiva e interpretativa do texto,
2.Propiciar momentos específicos de exploração da oralidade e das habilidades artísticas de colorir, recortar, colar, bem como da expressão criativa;
3.Promover um trabalho consistente de leitura do livro e suas diversas possibilidades de exploração;
4.Oferecer momentos de lazer, prazer estético e acesso à informação;
5.Desenvolver e fortalecer ao máximo o leitor em potencial que existe em cada criança;
6.Estimular a leitura de imagens e sinais gráficos;
7.Propiciar situações de exploração da gramática do texto;
8.Construir junto aos alunos um ambiente propício à leitura e ao desenvolvimento do gosto pela mesma;
9.Incentivar um ambiente de leitura nos lares, interferindo positivamente para o surgimento de novos leitores;
10.Propiciar situações de exploração da estrutura do livro (folhas, páginas, autor, ilustrador, editora, gênero textual...).
PROCEDIMENTOS: (COMUNS A TODAS AS TURMAS DO PROJETO)
• Apresentação do livro às crianças;
• Exploração da história, personagens, autor, mensagem da história;
• Exploração da gramática, pontuação, demais possibilidades que o texto oferece,
• Reconhecer e avaliar aspectos estéticos e artísticos que o texto apresenta;
• Dobradura do tatu (exploração das características e curiosidades);
• Criação da cantiga “Muli” e canto;
• Momento de encontro com o autor, que visitará a escola.
PROCEDIMENTOS: (ESPECÍFICOS PARA CADA TURMA DO PROJETO)
 Turma da Ed. Infantil: Trabalho com os sonhos dos alunos e da família (com produção artística);
 Turma do 1º ano A: Móbiles com personagens do livro;
 Turma do 2º ano A: Cineminha com personagens do livro (animais);
 Turmas dos 3ºs anos A e B: Construção do cenário da história (tridimensional);
 Turma do 4º ano A: Construção de um calendário com valores presentes na história, dramatização;
 Turma do 4º ano B: Dança folclórica do tatu;
 Turma 41: Releitura da história (com produção textual e artística)
 Confecção de fantoches dos personagens (com saco de papel) para teatro;
 4º ano A: Confecção do cenário e das personagens com as técnicas de papietagem e mosaico de crepom, confeccção de máscaras dos personagens (para dramatização);

AVALIAÇÃO: em aberto




Imagens... Colorindo as personagens (fantoche de palito de sorvete) Turma 41




Imagens... confeccionando as personagens... papietagem sobre bola de isopor e mosaico de bolinha de papel... cenário... 4º A




















Confeccção de máscaras das personagens em Artes (para a dramatização coordenada pela professora referência da turma, Elisabete)





Construindo o cenário para o teatro de fantoches... Fantoches de saco de papel com recorte e colagem das personagens... turma 41...