quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Escola - Preservação

Este planejamento surgiu no curso de TIC e deveria envolver uma mídia. Inicialmente escolhi celular. Devido à lei que o proíbe, mudei para máquina digital. A turma é a 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni. A escola está lutando por melhorias e que os alunos e toda a comunidade ajudem a preservá-la. É um começo...

A ESCOLA: PRESERVAÇÃO

• Objetivo geral da atividade:

Valorizar e cuidar do ambiente escolar.

• Tópicos do conhecimento ou conceitos envolvidos:

- Observação;
- Análise;
- Comparação;
- Identificação;
- Contextualização;
- Produção.

• Objetivos da aprendizagem (listar o que pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham a saber após a atividade):

- Valorizem a escola;
- Cuidem da escola e de seu entorno;
- Percebam que um ambiente saudável é um ambiente preservado;
- Percebam que a aula torna-se mais prazerosa estudando em um ambiente adequado e saudável.

• As etapas das atividades devem ser claramente definidas:

1. Observar a escola e seu entorno;
2. Com máquina digital, fotografar os pontos críticos: paredes, canteiros, muros...
3. Escrever frases sobre a escola;
4. Descarregar as fotos no computador da sala dos professores (a escola ainda não tem L.I.);
5. Observar as fotos e imprimir uma cópia colorida e uma em escala de cinza (usar o GIMP);
6. Com as cópias em mãos, aplicar cor e outros detalhes à cópia em escala de cinza, fazendo com que tenha a imagem “ideal” (interferência na imagem);
7. Observar as duas imagens e socializar as diferenças;
8. Escrever o que observou;
9. Montar um mural para que todos os alunos possam visualizar as imagens.

• Identificação e listagem dos recursos disponíveis necessários:

- Máquina digital;
- Computador com impressora;
- Papel;
- Canetas hidrográficas e lápis de cor.

• Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?

Ter concentração, saber ouvir, analisar, comparar, observar, escrever, identificar, diferenciar, ter boa oralidade para participar das socializações.

• Formas de avaliação: como verificar se a atividade atingiu o seu objetivo?

Através das socializações, do resultado final das interferências e ao alongo do ano, observando se houve uma preocupação em cuidar do ambiente escolar.

Frases da turma 51...

“A FELICIDADE QUE SE GANHA DE AMIGOS VEM DA ESCOLA!”
Igor

“VAMOS CUIDAR DA ESCOLA!
ELA ENSINA MUITA COISA BOA.”
Franciele

“PRECISAMOS DIMINUIR AS PICHAÇÕES!”
Richard

“NÃO À PICHAÇÃO!”
Débora

“ESTA ESCOLA É LEGAL, MAS É PRECISO MELHORAR: NAS FILAS, NO CUIDADO COM AS COISAS, MAIS RESPEITO!”
Milena

“VAMOS PRESERVAR A ESCOLA POIS ELA É UMA FONTE DE ENSINO.”
Syndel

“PRECISAMOS ARRUMAR A ESCOLA E PINTAR!”
Caroline

“NÓS ALUNOS TERÍAMOS QUE MELHORAR NOSSA EDUCAÇÃO E RESPEITO PELOS PROFESSORES, POIS É POR MEIO DELES QUE SEREMOS ALGUÉM NA VIDA.”
William

“OS BEBEDOUROS DE FORA ESTÃO QUEBRADOS. PRECISAM SER ARRUMADOS E NÓS PRECISAMOS CUIDAR DELES.”
Bruno F.

“A ESCOLA TEM QUE TER UMA QUADRA COBERTA E CUIDAR PARA NÃO ESTRAGAR.”
Alexandre

“O QUE TEM DE MELHOR NA ESCOLA SÃO AS SALAS, OS PROFESSORES, OS BANHEIROS DOS PROFESSORES E O REFEITÓRIO.
TEM QUE MUDAR E PINTAR POR FORA E PARAR DE PICHAR.”
Jaciara

“BOTAR MAIS TORNEIRAS NAS ESCOLAS E CUIDAR MAIS.”
Gabriel

“CUIDAR DO BEBEDOURO, NÃO QUEBRAR AS CERCAS DA ESCOLA, AS SALAS DE AULA ESTÃO MAIS OU MENOS CUIDADAS. PRECISAMOS CUIDAR DAS PARECES E AJUDAR OS PROFESSORES.”
Tiago

“TENHO MEUS AMIGOS E TAMBÉM INIMIGOS, MAS GOSTO COMO TÁ.
A ESCOLA TEM DEFEITOS E COM O TEMPO VAMOS MELHORAR, OS PROFESSORES E OS ALUNOS TAMBÉM.”
Bruno R. V.

“PRECISAMOS MELHORAR AS PAREDES DESCASCADAS E OS ALUNOS NÃO RISCAR AS PAREDES.”
Jocemar

“TEM QUE MELHORAR A PINTURA DA ESCOLA E PARAR DE PICHAR.”
Jonathan

“CUIDAR MAIS DA ESCOLA, NÃO ESTRAGAR AS PAREDES E NEM PICHAR O PORTÃO DA ESCOLA.”
Bruna

“ A ESCOLA TEM DE BOM UM MONTE DE COISAS, TIPO O PROGRAMA PRATO LIMPO.”
Douglas

“EU GOSTO DA COMIDA.”
Jéssica

“CUIDE MAIS DA ESCOLA QUE ELA É MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA EDUCAÇÃO.”
Grasiele

“VAMOS PLANTAR MAIS ÁRVORES!”
Joice

“O QUE EU GOSTO NA ESCOLA É A QUADRA E A COMIDA.”
Letícia

“PRECISAMOS MELHORAR AS PAREDES, A QUADRA, ARRUMAR AS PIAS DOS BANHEIROAS, OS MUORS, TROCAR OS VIDROS DO BANHEIRO LÁ DE BAIXO. E CUIDAR!”
Iago

“GOSTO DOS COLEGAS E DOS PROFESSORES DA ESCOLA.”
Adriano

“EU GOSTO DAS MATÉRIAS E DO LANCHE.”
Walter

“PRECISAMOS RESPEITAR MAIS OS PROFESSORES PARA A NOSSA EDUCAÇÃO MELHORAR.”
Natália

Turma 51 e suas fotos.











Aqui está o painel que foi montado com a interferência feitas nas imagens.
Ficou ótimo!!! Que sirva de alerta para que a escola seja preservada por todos.