sexta-feira, 1 de julho de 2011

Musicalização 4

Abaixo seguem várias atividades que trabalhei com os 4º e 5º anos,
turmas 41, 42, 51 e 52, da E.M.E.F. Guerino Pisoni.
Estas atividades possibilitaram conversar com os alunos sobre
a Arte da Pré História. Pudemos ver diversas imagens e fazer
a sua leitura. O que foi muito bacana!!!!
O MAMUTE
Sílvio Costta
E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM...
MAMUTE, MAMUTE, QUEM É QUE TEM MEDO DO MAMUTE
MAMUTE, MAMUTE, QUEM É QUE TEM MEDO DO MAMUTE
É O  AVÔ DO ELEFANTE, TEM UMA TROMBA QUE É GIGANTE,
É UM BICHO QUE É BEM GRANDE E QUANDO CAMINHA FAZ
TCHOM, TCHOM, TCHOM,
UM, DOIS, TRÊS, BUZINOU, BUUUUU!
E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM...
E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM, E TCHOM...

A maioria dos alunos assistiu ao filme "Era do gelo" e falaram da personagem do filme que é um mamute. Muito legal!
Sugestão: passar o filme, fazer uma pesquisa em grupo, abordando diferentes tópicos - habitat, tamanho, alimentação, etc... no Laboratório de Informática Educativa e apresentar à turma.
BRINCANDO COM A FORÇA DO SOM: NO SOM, NÓS CHAMAMOS A FORÇA DE INTENSIDADE. VAMOS BRINCAR E APRENDER A FORÇA DO SOM COM O MAMUTE? PRESTE ATENÇÃO: FAÇA COMO O MAMUTE, VÁ CAMINHANDO E PISANDO FORTE A CADA PASSO, PROVOCANDO UM SOM ALTO:  TCHOM TCHOM ENQUANTO CAMINHA. DE REPENTE, VOCÊ PARA, PORQUE O MAMUTE PISOU NUM ESPINHO. (aqui, peça aos alunos para fazerem o som de dor e imitar a tromba do mamute). ESPERE UM POUCO E COMECE A CAMINHAR NOVAMENTE PISANDO DEVAGAR, MAIS FRACO, FAZENDO UM TCHOM TCHOM MAIS BAIXO. VÁ BRINCANDO DE SOM BAIXO E SOM ALTO, PISANDO FORTE E FRACO. (comente com os alunos a intensidade do som - uma qualidade).
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DESENHO RUPRESTE
E RAC, E REC, E RIC, E ROC, E RUC
VOCÊ PEGA UMA PEDRA BRANCA E DESENHA A LUA
PEGA UMA AMARELA E DESENHA O SOL
E PEGA CARVÃO E DESENHA BICHINHO E DESENHA BICHÃO
E RAC, E REC, E RIC, E ROC, E RUC
VOCÊ PEGA UMA PEDRA BRANCA E DESENHA A LUA
PEGA UMA AMARELA E DESENHA O SOL
E PEGA CARVÃO E DESENHA BICHINHO E DESENHA BICHÃO
DESENHO RUPRESTE: HOJE TUDO É MUITO FÁCIL. SE VOCÊ QUER REGISTRAR ALGUMA COISA OU GRAVAR UMA IMAGEM, É SÓ ESCREVER, PINTAR, FOTOGRAFAR, REVELAR OU DEIXÁ-LA NO COMPUTADOR. MAS, ANTIGAMENTE, TUDO ISSO ERA FEITO POR MEIO DE RABISCOS NAS PEDRAS; ERAM OS DESENHOS RUPRESTES, VOCÊ SABIA DISSO?
DESCOBRINDO OS SONS DO DESENHO: VOCÊ JÁ NOTOU QUE OS DESENHOS FAZEM SONS? EXPERIMENTE USAR GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR OU OUTRA COISA PARA DESENHAR NO PAPEL OU EM OUTRAS COISAS. À MEDIDA QUE FOR DESENHANDO, TENTE APROXIMAR O SEU OUVIDO DO SOM... VOCÊ OUVIRÁ CADA SOM NA HORA DE DESENHAR. CONFORME A FORMA DO RISCO QUE VOCÊ FAZ, VAI PERCEBER UM TIPO DIFERENTE DE SOM: RAC, REC, RIC...
BRINCANDO DE IMAGINAR: EM GRUPO, CADA ALUNO COM UMA FOLHA DE PAPEL E LÁPIS DE COR NAS MÃOS. ESTA ATIVIDADE PRECISA DE BASTANTE CONCENTRAÇÃO. PRIMEIRO, UM COLEGA FAZ UM SOM DE ALGUMA COISA QUE É POSSÍVEL SER DESENHADA. ENQUANTO ISSO, OS OUTROS OUVEM O SOM, QUE PODE SER REPETIDO ALGUMAS VEZES PARA MEMORIZAR BEM. DEPOIS TODOS VÃO DESENHAR O SOM QUE OUVIRAM E IMAGINARAM O QUE SERIA ESSE SOM EM FORMA DE DESENHO. PRONTO, AGORA O COLEGA QUE PRODUZIU O SOM VAI ESCOLHER O MAIS LEGAL. A BRINCADEIRA COMEÇA DE NOVO E QUEM VAI PRODUZIR O SOM VAI SEI O ESCOLHIDO PELO DESENHO MAIS LEGAL. (introdução à grafia musical)
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UGA UGA
UGA UGA, GAGAGÁ, GAGA UGA, UGAGÁ
SE HOJE NÓS SOMOS MUITO MODERNOS, UM DIA JÁ VIVEMOS NA CAVERNA
OUVINDO OS SONS DA NATUREZA, APRENDENDO A CONVIVER COM ELA,
O HOMEM APRENDEU A FALAR, DE TANTO A NATUREZA ESCUTAR.
UGA UGA, GAGAGÁ, GAGA UGA, UGAGÁ
SE HOJE NÓS SOMOS MUITO MODERNOS, UM DIA JÁ VIVEMOS NA CAVERNA
OUVINDO OS SONS DO PASSARINHO, PIU PIU PIU
OUVINDO OS SONS DO BESOURINHO, BZZZZZZZZZZ
OUVINDO OS SONS DO MACAQUINHO, UUUHAHAHAH
OUVINDO OS SONS DO TIGRINHO
UGAUGA, GAGAGÁ, GAGAUGA, UGAGÁ.
Sílvio Costta
UGA UGA: VOCÊ SABIA QUE EXISTEM, ATUALMENTE, NO MUNDO MAIS DE 3 MIL LÍNGUAS? SÃO MUITAS LÍNGUAS DIFERENTES, MAS MUITA GENTE FALA A MESMA LÍNGUA. O INGLÊS É A LÍNGUA MAIS FALADA NO MUNDO E O CHINÊS A SEGUNDA MAIS FALADA. AGORA UMA COISA É VERDADE, TODAS AS LÍNGUAS COMEÇARAM COM UGA UGA!
BRINCANDO DE TRAVALÍNGUAS UGA UGA: UM COLEGA FALA UGA UGA E OS DEMAIS REPETEM AS PALAVRAS. DEPOIS, AS PALAVRAS VÃO MUDANDO, MAS A REPETIÇÃO CONTINUA: UGA UGA, GAGAGA, GAGA UGA, UGAGÁ... AS FRASES, AOS POUCOS, VÃO FICANDO MAIS DIFÍCEIS. É PRECISO PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO PARA PERCEBER QUEM ESTÁ ACERTANDO E QUEM ESTÁ ERRANDO. A IDEIA É QUE FIQUEM PARA O FINAL SÓ OS COLEGAS QUE ACERTARAM O TRAVALÍNGUAS TODO.
 IMITANDO OS BICHOS: JÁ QUE O HOMEM APRENDEU A FALAR OUVINDO OS SONS DA NATUREZA, QUE TAL APRENDER A IMITAR OS BICHOS? EM DUPLAS, IMITEM BICHOS DA TERRA, GRANDES, PEQUENOS, PERIGOSOS, OS QUE RASTEJAM, OS DOMÉSTICOS... BICHOS D’ÁGUA E ATÉ BICHOS QUE VOAM.
A partir desta atividade, começei a introduzir mímica, pantomima,
pequenas dramatizações...
BIBLIOGRAFIA: COSTTA, Silvio, Brincando com os sons, SP, GIRACOR, 2010

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