domingo, 28 de março de 2010

Coelho de sucata

Coelhinho da páscoa
o que trazes prá mim?
Um, ovo, dois ovos, três ovos assim...
Estes colehinhso montados com caixas de diferentes tamanhos, retalhos de E.V.A e papel  foram confeccionados pelos 5º anos da E. M. E. F. Engenheiro Mansueto Serafini.
Uma idéia para qualquer criança fazer. Aproveite!!!!!

Os Três Porquinhos

As crianças gostaram e eu também!!!!!
As professoras Caroline e Lisiane, que trabalham com crianças de 2° ano na E. M. E. F. Engenheiro Mansueto Serafini trabalham com projetos e desenvolveram o mesmo através de contos infantis. Um deles foi "Os Três Porquinhos". O que Artes poderia fazer? Bom, pensei e aí desenhei as casas na forma plana para que as crianças pintassem e montassem. Fizemos um pinheiro de dobradura (parte inicial da dobradura do balão) e pintamos as personagens e aí montamos as maquetes, que ficaram assim:
Maravilhoso, né?!
Moldes:

sexta-feira, 19 de março de 2010

27 de março - Dia do Teatro

    O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

    O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
    A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
    A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
    As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
    Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
    O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
    Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
    O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
    Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

27 de março - Dia do Circo

    O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

    Seu pai havia sido dono de circo quando esse era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
    A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
    Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
    Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
    Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
    Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
    Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola


25 de março - Dia da Constituição

    No dia 25 de março comemora-se o dia da Constituição, em virtude da primeira constituição ter sido outorgada nesta data, no ano de 1824. Nesta estavam dispostas a forma de governo, que então era republicana, e a forma de estado como federalismo.

    O sistema presidencialista de governo instituiu a divisão dos três poderes em executivo, legislativo e judiciário, tornando-os independentes, onde os mesmos deveriam preservar a integridade e a harmonia em suas relações em prol de benefícios ao país.
    O chefe máximo do executivo é o Presidente da República; do legislativo, é o Congresso Nacional, através da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, através dos juízes e tribunais federais, subdivididos pelos estaduais.
   A Constituição é a carta magna de um país, é ela que estabelece as regras, a ordem e os princípios que devem ser seguidos por governantes, entidades e população. Através dela a população tem seus direitos e deveres garantidos.
    Para se estruturar a Constituição em um país, deve-se montar uma assembléia constituinte a fim de definir as leis que serão adotadas e exercidas. Porém, as reformas às mesmas são feitas através do poder constituinte.
    A constituição em vigor no Brasil foi promulgada no ano de 1988, após o período de ditadura militar, com a adoção das eleições diretas, onde o povo retomou o direito da escolha ao seu governante. Os deputados e senadores eleitos na época foram os responsáveis pela elaboração da constituição que vigora até hoje no país.
    Além da constituição federal, cada Estado possui a sua constituição, porém estas não podem ferir os princípios das leis federais.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia Nacional da Água

   Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura.
   A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
   Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
   Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o dia mundial da água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação à mesma.
   Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
   A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
   A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
   Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
   Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia da Floresta

     Segundo orientações da Confederação Européia de Agricultores, o dia 21 de março foi instituído como o dia mundial da floresta em 1872.
     A escolha da data se deu em razão desse dia marcar o início da primavera no hemisfério norte, época de maior reprodução das espécies vegetais.
     Porém, outro fato marcante aconteceu. No estado de Nebraska, ao norte dos Estados Unidos da América, Julius Sterling Morton conseguiu mobilizar a população local para dedicar um dia em homenagem à árvore, em virtude de sua importância para nossas vidas.
    Cada pessoa deveria plantar uma árvore da espécie escolhida, para diminuir o problema da escassez que já acontecia naquela época.
    A ideia se espalhou pelos estados do Kansas, Tennesse e Ohio, sendo comemorado em todos os estados americanos.
    Julius era jornalista e agricultor, tendo concebido sua formação na Universidade de Michigan, aos vinte e dois anos de idade, época na qual mudou-se para a localidade. Em sua carreira profissional, ficou conhecido como criador de procedimentos inovadores na área agrícola e florestal, chegando a ser nomeado como Secretário da Agricultura de seu Estado, entre 1893 e 1896.
    O objetivo da criação dessa data foi o de mobilizar a população do mundo todo sobre a importância de se manter as florestas em seus estados naturais, conservando-as para garantir a manutenção da vida na Terra.
    A Organização para a Agricultura e Alimentação, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), aprovou o projeto de Julius, tornando a data oficial a partir de 1972.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia Nacional da Poesia

     A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
     As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
     Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
     A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
     Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
     Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
     Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
    Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia Internacional da Mulher

    Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
    Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
    Em razão desses e tantos outros modos de discriminação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
    A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – estes chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
    Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
    No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
    Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.
    Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia Mundial da Oração

    No dia 07 de março comemora-se o dia da oração, no mundo todo.
    A oração é um ato do interior do homem, onde este conversa com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja.
    Orar é uma forma que o homem encontra em buscar a força divina e, sem discriminação de religião, este ato é de fundamental importância para uma vida cristã, pois a pessoa que ora é a mais beneficiada pela força de sua própria oração.
    Existem pessoas que fazem grupos de oração, vigílias, a fim de pedir pela saúde de alguém, pedir proteção, melhores condições de vida, emprego, cura interior, paz, etc. Mas segundo os ensinamentos religiosos, não devemos apenas pedir, mas agradecer por tudo de mais simples que Deus nos dá, que são de muita importância para nossas vidas, como o ar que respiramos, a natureza como um todo, a saúde, os alimentos, o trabalho, etc.
   Outra forma de amar a Deus é através do louvor, cantando palavras de reverência a Ele e de adoração. Através do louvor demonstramos nosso reconhecimento à Sua justiça e nos fortalecemos em nossa fé.
   Deus é onipotente e onipresente e, ao orarmos, devemos manter essa condição do Pai, como nosso grande criador.
   Um grande princípio de Deus é ensinar as crianças a adorá-lo desde bem pequenas. É obrigação dos pais ou responsáveis encaminhá-las aos Seus ensinamentos, pois as famílias estruturadas dentro dos princípios cristãos têm mais harmonia, amizade e respeito, estando mais próximas de não serem destruídas pelo mundo moderno, pelas tentações da vida humana.
   Os homens que seguem os princípios de Deus, que buscam seguir seus ensinamentos serão abençoados em vida e em morte, ganhando o Seu reino.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 3 de março de 2010

A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Olá a todos!!!!! Recebi este endereço e quero compartilhá-lo com vocês. Já passei por lá e adorei!!!
A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.
PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE INTEIRA!!!
     Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos OS tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

    Tem, sobretudo, carácter patrimonial”, antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "Com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês,inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".
    Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
    Os tesouros incluem o Hyakumanto darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado O primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando O mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos Latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
    Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa Com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e
ilustrações.
   Como se acede ao sítio global?
   Embora seja apresentado oficialmente na sede DA UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio:
http://www.wdl.org/
    O acesso é gratuito e OS usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.
     Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.
    Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe O Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-Los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.
    Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo;
    O original das "Fábulas" de Lafontaine, O primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.
     Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas:
           América Latina e Médio Oriente. Isso se deve à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
     A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhões de documentos em linha.
    Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além DA incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audio-visual.”

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Monalisa com café

   Olha que show!!!!!!!!!!
 Um artista utilizou 3604 copos de café para fazer um retrato da Mona Lisa em Sidney, Austrália.
Os copos foram cheios com café, leite ou a mistura dos dois para ganhar tonalidades diferentes.

Aos aficionados por um cafezinho segue uma lista com sites sobre história e curiosidades...
http://www.abic.com.br/scafe_historia.html
http://www.famat.ufu.br/revista/revistaabril2005/salaaula/EnsinoAdrianoRosana.pdf
http://www.brevescafe.oi.com.br/
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_cafe.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=518
http://www.editorainformal.com.br/atividades/aprender-brincando/historia-cafe/historia-cafe.htm
http://blog.clickgratis.com.br/Historiadocafeftc/
http://www.caferaiz.com.br/ocafenobrasil.htm
http://www.marcoffee.com.br/curiosidades.html
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2005/ju304pag12.html

Festa da Uva 2010

A festa da Uva de Caxias do Sul acontecerá de 18 de fevereiro a 7 de março de 2010.
É uma festa maravilhosa, confira no endereço:  http://www.festuva.com.br/2010/site/?idConteudo=17


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TEMA DA FESTA DA UVA
     A Festa da Uva de 2010 tem como fundamento quatro eixos que são: a Tradição, a Integração, o Desenvolvimento e as Origens. Os eixos juntos originam o tema que é: Nos trilhos da história, a estação da colheita.
     O primeiro eixo é a Tradição: A uva vem a ser o primeiro produto a ser produzido, juntamente com o trigo. Os grãos e a agricultura são as molas mestras deste período. Para entendê-lo, deve-se pensar nos primeiros 35 anos da imigração italiana e no trabalho braçal, necessário à produção agrícola. Há uma intensa adaptação do homem ao local que submete a natureza e a domina. Neste período são plantados os vinhedos e estes geram o grão que se transformará, pelo trabalho, em vinho. O trabalho em torno do vinho é a primeira Indústria de Caxias do Sul e da região. Esta indústria fez a região se desenvolver em primeiro. Em torno do plantio dos vinhedos, da poda da parreira e dos cuidados com a colheita há o reconhecimento do trabalho de toda a família: filhos pequenos, moças, rapazes, homens e mulheres e os mais velhos, todos se envolvem no cuidado dos vinhedos e na colheita da uva. Em torno disto, a artesania em torno da uva: os trançados das cestas de vime envolvem a uva e o pão, e, no carregamento artesanal, o zerlo às costas é a solução para as encostas íngremes com que tem de se haver o colono na hora do transporte da uva. Carroças puxadas por mulas também fazem este transporte. A produção faz surgir algumas cantinas e estas começam, devagar, a escoar o produto, mas as estradas são ruins e há dificuldades mesmo nas pequenas travessias. A economia se desenvolve em ritmo lento. Há, porém, o aumento de produção. Antes de comprar a funilaria de seu pai, Abramo Eberle viaja de carreta a São Paulo e vende produtos da colônia. Seus primeiros clientes - que serão seus por muito tempo- compram o primeiro produto da colônia: o vinho.

   O segundo eixo é a Integração: A integração viria a se resolver com o escoamento do produto de maneira mais ágil quando da chegada do trem, em 1º de Junho de 1910. A Vila é elevada à categoria de cidade no mesmo dia, em anúncio no Baile do Clube Juvenil. O trem vem ligar Caxias a Montenegro e a Porto Alegre, passando por toda a região. As cantinas têm como escoar o produto e os tanoeiros destas cantinas começam a fabricar, em escala, um sem número de pipas de madeira, que por sua vez, são transportadas de trem para Porto Alegre e seguem de navio para São Paulo, onde é comercializado. As cantinas se estabelecem próximas à Estação e o moinho de Aristides Germani segue o mesmo caminho. Agora o trem leva pessoas, trigo e farinha para vender fora. O crescimento econômico é imediato. As cidades vizinhas começam a realizar o comércio com Caxias e as cidades de longe também. Chegam em Caxias as gentes vindas de todo o lugar. No começo, vêm os parentes das colônias distantes, visitar os seus. Depois vêm os que começam a se estabelecer na cidade, a procura de trabalho. Os comerciantes de fora vêm para Caxias comerciar. Estabelece-se um fluxo permanente de pessoas, objetos e produtos. O vinho é exportado para fora juntamente com os grãos. A cidade que era toda construída de madeira começa a dar lugar aos prédios de alvenaria das cantinas. Algumas casas começam de alvenaria começam a ser construídas. A paisagem urbana tem seu primeiro esboço. O trem mudaria a vida da pequena vila para sempre, de modo inexorável.

    O terceiro eixo é o do Desenvolvimento: Com o afluxo de pessoas e de mercadorias transportadas pelos vagões dos trens, as linhas de comércio se cruzam. O crescimento se faz notar pela abertura de casas de comércio, e a pequena indústria metalúrgica, que se iniciara alguns anos antes esboça um crescimento real e duradouro. A economia avança e o trem acelera o ritmo da vida da pequena cidade que cresce e se multiplica. Os níveis aumentam em todos os setores da vida pública e privada. Escolas, Igrejas, Casas de Comércio – e entre elas a Livraria Saldanha- pequenas Indústrias, Cantinas, Moinhos, tudo ganha ares modernos para a época e Caxias passa a acompanhar alguns aspectos de renovação também vistos em outras cidades maiores. O Desenvolvimento dá vazão ao trabalho ainda braçal de todo um povo que cultiva o trabalho como uma promessa de futuro que se realizará. E este se confirma quando a economia gera a riqueza que passa a existir onde havia somente esperança. As colheitas são abundantes e Caxias cresce em ritmo maior do que o ritmo de outras cidades, porque o povo é industrioso e todos trabalham sem cessar. Às portas do cinqüentenário é possível ver a cidade mudada, como se o trem tivesse não só trazido a integração, mas a possibilidade de ver as coisas com mais cor, com mais vida, pela novidade que traziam. Os primeiros trinta anos são de trabalho redobrado. Esta cidade irá crescer sob o sacrifício de várias gerações.

    O quarto eixo é a volta às Origens: As origens nos remetem à simplicidade e ao despojamento na forma do tudo quanto perpassava a mão do homem, que seja na artesania, na construção das casas, quer seja na forma habitual dos costumes, na roupa dos colonos e em seus gestos. A simplicidade volta como valor e o despojamento é a marca desta época. O colono que construiu a cidade com seu trabalho esparanhava (poupava) o quanto pudesse, e neste sentido vivia, para o sacrifício do trabalho, no sentido religioso do termo, e para crescer, seja no número da família, seja na compra de terras, ou na compra de uma casa de comércio, etc., como forma de afirmar a vida em torno dos bens tangíveis, uma vez que os bens intangíveis era a preocupação espiritual delegada à Igreja. Nos trilhos da vida as linhas se entrecruzaram de diversos modos entre todas as famílias e os tempos exigem o mesmo paciente trabalho daquela época, e a mesma esperança. A colheita virá, sabemos que virá, mas para haver colheita é preciso o plantio, a poda e o cuidado, o trabalho e a esperança permanentes. Só podemos olhar para o passado com o olhar de contemplação se a memória do vivido nos leva ao crescimento, como afirma o no tema da Festa da Uva: Nos trilhos da história, a estação da colheita.

Carnaval

     O Brasil foi colonizado pelos portugueses, que trouxeram vários elementos de sua cultura para cá. Dentre esses elementos, as festas populares - onde o entrudo era a mais conhecida.
    Criada no século XVII, o entrudo era uma festa de origem popular que significava molhar ou pregar peças. Durante os festejos, os foliões jogavam baldes d’água uns nos outros e também ovos, farinha, talco e até água suja. Com isso a festa foi se tornando agressiva, sendo proibida pela Igreja Católica.
    Mas historicamente, a data era comemorada na Roma Antiga para homenagear o deus Saturno, conhecida como Saturnália, onde as pessoas saíam às ruas para dançar.
    Porém, a festa é considerada profana porque durante esse festejo um carro alegórico de nome “carrum novalis” desfila apresentando homens e mulheres totalmente nus. Além disso, a palavra carnaval pode ter se originado do nome desse carro.
    Mas outro sentido também dá origem ao nome carnaval: o de não se ingerir carne no período da quaresma, que precede a paixão de Jesus Cristo.
    A data do carnaval depende da data da páscoa. A páscoa foi criada de acordo com o calendário cristão, caindo sempre entre 22 de março e 25 de abril. Para esse cálculo, é só dividir o ano por 19, somando-se 1 ao resultado obtido e consultar a tabela.
              Data
1. 14 de abril ou domingo seguinte
2. 3 de abril ou domingo seguinte
3. 23 de março ou domingo seguinte
4. 11 de abril ou domingo seguinte
5. 31 de março ou domingo seguinte
6. 18 de abril ou domingo seguinte
7. 8 de abril ou domingo seguinte
8. 28 de março ou domingo seguinte
9. 16 de abril ou domingo seguinte
10. 5 de abril ou domingo seguinte
11. 25 de março ou domingo seguinte
12. 13 de abril ou domingo seguinte
13. 2 de abril ou domingo seguinte
14. 22 de março ou domingo seguinte
15. 10 de abril ou domingo seguinte
16. 30 de março ou domingo seguinte
17. 17 de abril ou domingo seguinte
18. 7 de abril ou domingo seguinte
19. 27 de março ou domingo seguinte

   O carnaval acontece quarenta e três dias antes da sexta-feira santa, período chamado pelos religiosos católicos de quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas.
   As fantasias usadas pelos foliões surgiram na Europa, mais especificamente na França e Itália, onde já no século XIX faziam uso de máscaras e fantasias.
   O Rei Momo, o Pierrô e a Colombina passaram a fazer parte da festa brasileira por influências desses dois países, surgindo os primeiros blocos e os desfiles de carros.
   Os blocos eram muito alegres, pois todos podiam participar e eram apresentados nas ruas, de forma bem simples.
   Mas a primeira escola de samba do Rio de Janeiro surgiu em 1928, com o nome de “Deixa Falar”. O sucesso foi tão grande que aos poucos foi se difundindo por todo o país, mas adaptando-se à cultura de cada região.
    No nordeste o carnaval é muito forte, com a tradição dos trios elétricos que se apresentam em Salvador, chegando a entrar para o “Guiness Book” em 2005, como o maior carnaval de rua do mundo. Os trios elétricos surgiram em 1950, através dos músicos Dodô e Osmar, que colocaram um som potente num Ford 29 bem velho, mas levando alegria pelas ruas da cidade, o que acabou se transformando em tradição local. O carnaval de Olinda/PE também tem sua fama, pois milhares de pessoas participam pelas ruas da cidade, onde dançam ao contagiante som do frevo, um ritmo muito acelerado e cheio de acrobacias.
   Em várias capitais brasileiras podemos assistir aos desfiles de carnaval, blocos e escolas de samba. Mas o mais bonito e famoso deles, também conhecido internacionalmente e que se tornou uma forte atração turística para o país, é o da cidade do Rio de Janeiro.
    Nesses desfiles há enredos variados, que levam à população informações sobre história do Brasil, história geral, ecologia, futuro, amor, homenagens a personagens famosos, artistas de todos os gêneros, ciência e tecnologia, dentre vários outros.
Por Jussara de Barros.

Fonte: Equipe Brasil Escola