terça-feira, 22 de setembro de 2009

Impressionismo

IMPRESSIONISMO

O impressionismo foi um movimento que abalou a estrutura da arte da época em que apareceu , precisamente em 1974, causando uma reação negativa no público e na crítica.
O Impressionismo deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Não houve um tratado escrito, mas apenas algumas considerações sobre os procedimentos para chegar a uma pintura dita impressionista.
Temos como artistas impressionistas: Degas, Pissarro, Renoir,Cézanne, Sisley, Monet e Morisot.

Texto criado com base em:
DOS SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença. História da Arte. São Paulo, Ática, 2004.


PLANEJAMENTO DE ARTES

SÉRIE: 8ª SÉRIE

OBJETIVO GERAL
· Conhecer o Movimento Impressionista

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer as características do movimento;
· Conhecer os artistas, sua vida e obras;
· Conhecer o gênero textual: hipertexto;
· Trabalhar em dupla, ouvindo a opinião do colega e chegando a um consenso sobre o que está pesquisando e que contente a ambos;
· Criar um hipertexto com o resultado da pesquisa;
· Apresentar aos colegas o texto final.

ETAPAS
· Planejar com a professora de Língua Portuguesa e com a professora do Laboratório de Informática Educativa como ensinar aos alunos a criação do hipertexto;
· Fazer o passo a passo (como construir um hipertetxto) com os alunos no LIE;
· Apresentar aos alunos um pequeno texto sobre o Movimento Impressionista:
· Pesquisar e ler no mínimo dois sites sobre as características do movimento e de no mínimo a vida e a obra de três artistas do movimento;
· Criar um hipertexto a partir das pesquisas;
· Apresentar aos colegas o texto criado;
· Cada dupla deverá escolher o trabalho de outra dupla para ler e apresentar uma avaliação por escrito do que contém o texto (esta etapa será feita em sala de aula).

PRÉ REQUISITOS
· Trabalhar com a interdisciplinaridade;
· Aprender como se faz um hipertexto;
· Saber usar a ferramenta de pesquisa pela internet;
· Saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas;
· Ter uma boa oralidade para apresentar o texto;
· Ser imparcial ao fazer a avaliação do texto final dos colegas.

AVALIAÇÃO: Pela observação de como eles interagem ao trabalharem, no interesse e empenho em realizar a pesquisa, na análise do texto criado e na apresentação a ser realizada.