sábado, 28 de agosto de 2010

Curso Elaboração de Projetos

Este projeto foi elaborado a partir do curso "Elaboração de Projetos" (Tutores: Ana Maria Contini Boeira,  Eloi Joarez Pistorello e Sintian Schmidt) e será aplicado na E.M.E.F. Vereador Marcial Pisoni.


1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Título do Projeto: “Bullying”;
1.2. Local de Realização: E. M. E. F. Vereador Marcial Pisoni;
1.3. Professores responsáveis: Adriana B. Curzel, Fábio Scota, Jacqueline Santos, Mateus Finco e Tânia I. Rauber;
1.4. Período de Execução: 2º e 3º trimestres de 2010;
1.5. Área de Abrangência: escola;
1.6. Público Alvo: alunos das 7ª e 8ª séries.

2. JUSTIFICATIVA

A crescente violência que tem permeado as relações interpessoais na escola (aluno x aluno, aluno x professor, aluno funcionário) tem nos alertado para a urgência em desenvolver atividades em que os alunos possam conhecer, reconhecer, refletir e criar meios para humanizar tal situação.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar atividades em que os alunos possam debater, identificar e buscar possíveis soluções para a violência (bullying) presente no meio escolar.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1. Artes:
3.2.1.1. Analisar imagens e apresentações de slides retiradas da internet que falem sobre bullying;
3.2.1.2. Em grupos, dramatizar cenas de bullying, a cena ideal e fotografá-las;
3.2.1.3. Aprender a trabalhar com o editor de slides no LIE (com o auxílio do professor do LIE);
3.2.1.4. No LIE, trabalhar com estas imagens construindo uma apresentação de slides, sendo que a parte teórica será desenvolvida em Língua Portuguesa;
3.2.1.5. Escolher a melhor apresentação e apresentar aos demais alunos da escola;

3.2.2. Educação Física:
3.2.2.1. Desenvolver atividades cooperativas com as turmas e descrever a atividade que mais gostou e justificá-la (pega-pega, escravos de Jô, voley com lençol);
3.2.2.2. Ao final do projeto, integrar as 7ª e a 8ª série em jogos no pátio que evidenciem a cooperação coletiva e não a individual;

3.2.3. História e Geografia:
3.2.3.1. Realizar uma pesquisa em diferentes revistas e jornais sobre bullying e criar cartazes com alertas sobre as mesmas, evidenciando o lado positivo das relações interpessoais;

3.2.4. LIE:
3.2.4.1. Trabalhar com palavras cruzadas com conceitos de interação, relacionamento e coleguismo (os próprios alunos vão elaborar e após, responder a cruzadinha);
3.2.4.2. Participar de jogos de cooperação entre duplas nos computadores;
3.2.4.3. Auxiliar Artes na elaboração de uma apresentação de slides sobre bullying;

3.2.5. Língua Portuguesa:
3.2.5.1. Realizar leitura de diferentes textos retirados de variadas fontes e discutir sobre o que acontece no cotidiano da escola e possíveis soluções;
3.2.5.2. Após as atividades acima citadas, produzir diferentes textos relativos ao assunto e incluí-los na apresentação de slides a ser criada no LIE;

3.2.6. Matemática:
3.2.6.1. A partir das cenas criadas em Artes, elaborar uma pesquisa e aplicar em toda a escola. Com o resultado, construir gráficos demonstrativos sobre a incidência de bullying e expor aos demais alunos.

4. METODOLOGIA

O Ensino por Projetos pressupõe a temática realizada a partir das idéias dos professores. Neste caso, os professores vem detectando a tempos o aumento da violência nas relações interpessoais na escola e sinalizando a urgência em criar um projeto para buscar se não uma solução ao menos uma reflexão e uma sensível diminuição da mesma. A escola trabalha com a metodologia citada.

5. CRONOGRAMA

5.1. Leitura e análise de imagens;
5.2. Criação de imagens;
5.3. Pesquisa de textos e imagens sobre bullying;
5.4. Leitura de textos por diferentes fontes;
5.5. Debate e reflexão sobre o que acontece na escola;
5.6. Confecção de cartazes;
5.7. Elaboração e aplicação de pesquisa junto aos alunos;
5.8. Elaboração de imagens que retratem bullying e o seu contrário (ação ideal);
5.9. Criação de uma apresentação de slides sobre o assunto;
5.10. Jogos e atividades cooperativas;
5.11. Exposição dos cartazes, da pesquisa e apresentação dos slides a toda a escola.

6. RECURSOS

6.1. HUMANOS: alunos, bibliotecárias, professores, coordenadora pedagógica e equipe diretiva e funcionários;
6.2. MATERIAIS: todo o acervo disponível (jornal, revista, internet, livros), mobiliário, computadores, impressora, diferentes papeis, pincel atômico, canetinhas, cola, tesoura, réguas, alfinetes, pen drive, máquina fotográfica digital, bolas, cones, lençol, cordas, aparelho de som e cd’s.

7. AVALIAÇÃO

Será realizada pela observação de possíveis mudanças de comportamento no cotidiano escolar e pela participação, interação e produção dos alunos.

8. BIBLIOGRAFIA

Material organizado por Marcia Adriana de Carvalho - SMED/ Caxias do Sul, 2004, através da consulta da seguinte bibliografia:
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos, In REVISTA PRESENÇA PEDAGÓGICA - mar/abr 96 - v. 2 - nº 08
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com PROJETOS, In Revista TV ESCOLA;
 www.famettig.br/entrevista/docs/Pedagogia%20de%20Projetos%20FEBA.doc;
MACHADO, Nilson José. Projeto de vida. Entrevista concedida ao Diário na Escola-Santo André, em 2004. Disponível em: http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt54.php>. Acesso em: 12. jul. 2009
Jornais Pioneiro e Zero Hora;
Revistas Época, Veja, Isto É, Mundo Jovem, Super Interessante e Nova Escola;
Internet;
Links pra os seguintes textos:
Interdisciplinaridade: Refletindo Sobre Algumas Questões, Professora Maria Elisabette B B Prado;
Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar , Professora Maria Elizabeth B de Almeida;
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações, Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado.

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