domingo, 21 de agosto de 2011

Jogo musical - Barulho e Silêncio

Barulho e Silêncio
Peça às crianças que façam barulho utilizando a voz, as mãos, as pernas e objetos; em seguida, peça-lhes silêncio.
Pergunte:
- O que é necessário para haver barulho?
- O que é necessário para haver silêncio?
- É possível fazer barulho sem movimento?
As respostas das crianças podem ser várias. Algumas acharão que é possível falar e gritar sem se mexer. Argumente perguntando-lhes se não estão fazendo algum movimento com a boca etc.
A idéia é levar a criança a perceber que o som vem do movimento. A criança tentará ouvir o silêncio, prestará atenção no seu corpo e nos movimentos.
Se o barulho na classe for tal que você não consiga se comunicar com as crianças, não o aumente gritando com elas. Inicie uma batida regular de palmas ou com algum objeto que chame a atenção das crianças. assim que elas forem prestando atenção ao som, diminua a intensidade até chegar ao silêncio.
Obs.: antes de iniciar esta atividade, fiz algumas combinações com a turma, entre elas, expliquei que ao ouvirem um determinada batida continua, eles deveriam prestar atenção e permanecer em silêncio.
Com outra turma (de 1º ano), precisei modificar a tática - ao ouvir o som, eles deveriam tranformar-se em estátua. E assim pude voltar a conversar com eles.
Esta atividade deve ser curta, pois logo eles cansam e começa a agitação. 
Bibliografia: JEANDOT, Nicole, Explorando o universo da música, São Paulo, 1990. Ed. Scipione