terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jogo musical - Brincando com objetos

Brincando com objetos
Arrume a sala de aula com vários objetos, de tal forma que as crianças possam manipulá-los com facilidade. Deixe-as pesquisarem à vontade, observando o que fazem. Depois bata em alguns objetos, de forma variada, pedindo-lhes que o imitem.
O espaço da sala de aula deve permitir também que a criança se movimente livremente, "vivendo" os sons e os ritmos que experimentar ou que você sugerir.
A criança pequena, mesmo cercada por outras que tocam ou manipulam instrumentos, percute e experimenta os objetos sozinha. Pode encontrar estímulo vendo outra criança produzir um som, mas não o faz para se entrosar com seu colega. Eis por que se deve colocar à disposição das crianças de pré escola bastante material e objetos sonoros que não sejam especificamente instrumentos musicais:chaves, tubos de PVC, pedaços de madeira e metal, garrafas plásticas, pedaços de bambu etc.
A criança sente curiosidade pelo som. Procura sua fonte de emissão, seu sustento, sua evolução. Deve, para isso, ser favorecida e incentivada.
Obs.: Esta aula é bastante agitada, principalmente no primeiro contato. Com o tempo, as crianças passam a conhecer e a gostar de determinado som e passam a explorá-lo, descobrindo novas possibilidades. Como as salas de aulas não são isoldas acusticamente, é provável que "incomode" alguma turma próxima. O que é legal é conversar com seus colegas e avisá-los que elaborou uma aula com exploração de sons, o que pode causar alguma "bagunça".

Bibliografia: JEANDOT, Nicole, Explorando o universo da música, São Paulo, 1990. Ed. Scipione